CURSO DE ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS APLICADA À INVESTIGAÇÃO MÉDICA
24 Fev CURSO DE ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS APLICADA À INVESTIGAÇÃO MÉDICA


O Curso de Análise Estatística de Dados aplicada à investigação médica, dirigido a Médicos internos e especialistas, organizado pela SPO em colaboração com a Associação para a Extensão Universitária da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (APEUFEUC), pretende auxiliar os profissionais da área da Saúde a identificar, aplicar, analisar e interpretar procedimentos fundamentais de estatística, que incluem estatística descritiva, estatística inferencial e multivariada com recurso ao software estatístico SPSS. 
Um curso decorre nos dias 23 e 24 de fevereiro e 9 e 10 de março de 2018, na Sede da Sociedade Portuguesa de Oncologia. 

Formadora: Zélia Barroso 

Horário: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Local: Sede da SPO

Duração total da formação: 24h

Certificado de Frequência: Terão direito a este certificado todos os participantes que tenham frequentado pelo menos 80% das aulas do Curso.


PROGRAMA: 

- Introdução à Estatística na investigação em saúde e operacionalização de dados: Noções de estatística e de metodologia quantitativa em investigação clínica. Método científico. Conceitos básicos: população, amostra, variável, distribuição, probabilidade, descrição, inferência. Desenho e alimentação de bases de dados em SPSS. Os diferentes tipos de janelas no software, variáveis e escalas de medida. Organização, edição, transformação e gestão de ficheiro de dados.

- Análise Estatística Descrita (univariada e bivariada):
Tabelas de frequências simples e múltiplas. Representações gráficas. Tipos de distribuições estatísticas: medidas de tendência central, dispersão e distribuição. Teorema do Limite Central.

- Análise Estatística Inferencial:
- Contingência e associação: Teste Qui-quadrado e Exato de Fisher. Cálculo e interpretação de medidas de associação: resíduo ajustado estandardizado, risco absoluto, risco relativo, odds ratio.
- Correlação paramétrica e não paramétrica: Coeficiente de correlação de Pearson (R) e associação linear simples. Coeficiente de correlação de Spearman.
- Comparação de variáveis numéricas entre grupos independentes: Teste t-student ou Mann-Whitney; Teste ANOVA ou Kruskal-Wallis. Comparações múltiplas.

- Estudos longitudinais: 
- Comparação de variáveis numéricas entre grupos relacionados: Teste t-student emparelhado ou teste Wilcoxon.
- ANOVA de medições repetidas e ANOVA mista.
- Análise de sobrevivência: o método kaplan-Meier, o teste de logrank ajustado. 

- Modelação Estatística Multivariada: 
- Análise de modelos de dependência entre variáveis métricas: regressão linear múltipla (R² e R² ajustado). Estimativas da regressão linear.
- Análise multivariada de modelos de dependência entre variáveis categóricas: regressão logística. Coeficientes de regressão e odds-ratios. Regressão de Cox.
- A curva ROC e definição do melhor ponto de corte (cut-off). Sensibilidade e especificidade.


Inscrições limitadas a sócios da SPO e a 20 participantes. Aceda aqui para fazer a sua inscrição. 


 NOTA
 Informamos que a inscrição no curso só será efetivada após o pagamento de 20 euros.

 Transferência Bancária: Sociedade Portuguesa de Oncologia
 IBAN: PT50-0033-0000-45388708220-05

 
 Em caso de desistência a SPO não fará qualquer devolução do valor.