09 de Setembro2016 ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO EM ONCOLOGIA


A investigação na área da Oncologia será premiada no Simpósio Nacional SPO 2016, tendo como ponto de partida um processo inicial de submissão de trabalhos científicos, até 30 de setembro, levados a cabo por profissionais ligados às áreas da Medicina, Enfermagem e Nutrição. 
Os prémios monetários, no valor de mil euros, são patrocinados este ano pela Nutricia Advanced Medical Nutrition. Tendo em conta a complexidade e especificidade desta área, a atividade profissional dos candidatos é um elemento que deve ser aliado ao trabalho científico, assim sendo, os trabalhos podem ser realizados por grupos/autores nos quais se enquadram enfermeiros, médicos, nutricionistas e outros profissionais ligados à área da saúde. 
A atribuição dos prémios é baseada em trabalhos de cariz científico relacionados com temáticas específicas da Oncologia, nomeadamente complicações associadas à doença, como é exemplo a caquexia e a perda de peso. Ambas complicações possuem consequências graves de debilitação para os doentes que estão em processo de doença, inclusive a caquexia afeta 80% dos doentes com cancro do estômago e do pâncreas.  
Os trabalhos candidatos a este prémio devem ser submetidos através do formulário online no site do Simpósio Nacional SPO 2016 (http://www.simposionacionalspo.pt/trabalhos-cient%C3%ADficos.html).