Prémio FAZ Ciência incentiva projetos de investigação nacionais na área da Imuno-Oncologia
31 de Outubro2017 Prémio FAZ Ciência incentiva projetos de investigação nacionais na área da Imuno-Oncologia


A Sociedade Portuguesa de Oncologia e a Fundação AstraZeneca (FAZ) lançaram o "Prémio FAZ Ciência”, que se destina a distinguir o melhor projeto de investigação translacional em Imuno-Oncologia, desenvolvido em Portugal.
Esta bolsa terá um valor entre os cinco e os trinta e cinco mil euros, valor a decidir pela Comissão de Avaliação em função das candidaturas apresentadas, e poderá premiar mais do que um projeto. As candidaturas deverão ser enviadas por email para premiofazciencia@astrazeneca.com, até ao dia 31 de dezembro de 2017. 
Os projetos candidatos ao Prémio "FAZ Ciência” serão avaliados por uma Comissão de Avaliação composta por cinco reconhecidos especialistas nacionais na área da Imuno-Oncologia: Gabriela Sousa, Presidente da SPO e Diretora do Serviço de Oncologia Medica do IPO Coimbra, José Dinis Vogal (norte) da SPO, Diretor da Unidade de Investigação Clínica do IPO do Porto, Paulo Cortes, Vice-Presidente SPO; Coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital dos Lusíadas, Carmo Fonseca, Presidente do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e Professora Catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, José Carlos Machado, Vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Para Gabriela Sousa, presidente da SPO, este prémio reveste-se de particular importância porque "embora os tratamentos com base na Imuno-Oncologia sejam já uma realidade muito presente, esta continua a ser uma área que encerra inúmeras potencialidades por explorar. Esperamos que os projetos a concurso venham apontar novas direções dentro daquele que é o caminho da mudança de paradigma no tratamento do cancro e possamos salvar mais vidas”.
Já Jesús Ponce, presidente da Fundação AstraZeneca explica que "a FAZ tem como missão apoiar a investigação científica contribuindo para a formação dos profissionais de saúde e para a produção de informação de qualidade, pelo que o lançamento do "Prémio FAZ Ciência” na área da Imuno-Oncologia é para nós uma iniciativa prioritária. Acreditamos que em Portugal se faz investigação científica de grande qualidade, que merece ser distinguida e apoiada”.
O prémio será entregue em março de 2018. 

Consulte aqui o regulamento.